quarta-feira, 8 de junho de 2011

Cozinhando com a minha avó

Os dias estão começando a ficar frios e isso me faz lembrar bolinho de chuva, mas bolinho de chuva mesmo, não estes que já vem quase prontos, cheios de conservantes. Aquela massa feita pela "Vó", cheio de carinho e com a ajuda das crianças para juntar todos os ingredientes. 
Foi então que me lembrei de como as coisas funcionavam durante essas tardes gostosas na cozinha da minha avó, momentos que eram de pura magia, ao ver como farinha, leite, ovos, banana, açúcar e outros ingredientes se transformavam nesse quitute delicioso. Me recordo também de ficar ao lado da minha “Vó” na hora de fritar os bolinhos só para adivinhar a forma que eles iriam tomar ao cair na panela e começar a fritar. 
Neste momento me perguntei: Onde estão as avós que fritam bolinhos de chuva onde a massa foi preparada a quatro mãos? Onde está a brincadeira de adivinhar a forma que irá tomar o bolinho de chuva? Onde está a magia de misturar ingredientes e os transformar em deliciosos quitutes?
Com esses pensamentos e questionamentos tive mais certeza que falta um espaço onde as crianças possam, como nós antigamente junto de nossas avós, brincar e descobrir coisas novas na cozinha!!! 


2 comentários:

  1. filha voce cada dia que passa está se superando, parabens do fundo do coração. Você sabe que com e para o pai, esta sempre faltando alguma coisa. Falta informar se esta foto ´é de bolinhos de autrora ou de atuais sem conservantes e feitos agora com ascessória de sua velhinha vovo pela netinha conservadora e maravilhosa. Explica ai que voce subia em um banquinho, com todo o cuidado para poder apreciar as formas que os bolinhos tomavam. Filha parabens e muiiiiinta sorte e felicidades.ademirmiramarques@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Bom vamos lá, os bolinhos da foto são como os de antigamente, seguindo a receita da vovó. E é verdade tanto eu como minhas irmãs subíamos em um banquinho perto do fogão com todo o cuidado só para ver que forma eles iriam ter ao ser colocados na frigideira. Obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir